segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Então cá vai a receita..ilustrada e tudo..

Como tinha prometido no post anterior, vou mostrar como fazemos a nossa jeropigazinha...
Antes de tudo, é necessário apanhar a fruta..e enganam-se os que pensam que é fácil...é terrivelmente cansativo, porque no meio das vinhas, o ar não corre..ou seja é andar de cú pó ar num ambiente de estufa..por isso de vez em quando sabe bem levantar-se para apanhar um cadito de ar fresco..


Depois de apanhada a uva, esta é pisada como manda a tradição, com os nossos pézinhos..(a parte de estar a beber uma mini não é propriamente tradicional..)há quem diga que não devem ser lavados, pa dar aquele toquezinho..fica ao critério..

Como devem imaginar, os pézinhos ficam num estado...mas também há quem diga que faz bem à pele..uma coisa é certa, apesar de serem lavados vezes sem conta, passados uns dias, aínda se nota que estivemos a vindimar..
             
Depois de pisada a uvinha, o que dela se extrai dá por nome de "mosto", e que com muita paciência tem de ser "coado", vezes sem conta, até se tornar num líquidozinho, já muito parecido com o vinho, mas que, infelizmente, aínda só é mesmo sumo de uva..
                    
Um aviso para os mais gulosos: este suminho tem efeitos secundários bastante incómodos, aliás, só tem um, é um efeito laxativo, vulgo "caganeira".
Passada a fase da filtragem, começa a fase das misturas.
Sem vos revelar as doses, porque já se sabe, "o segredo é a alma do negócio", o agora sumo de uva é misturado com aguardente, na sua variante de "bagaço", onde também é adicionado o açúcar.
Para que o açúcar fique bem derretido, a "mistela" tem de ser bem misturada, até este desaparecer.
Findo este processo, é hora de encher o pipo, onde a "já" jeropiga é filtrada uma última vez, antes de ficar a repousar uns bons tempos, até que o depósito que mesmo assim se cria, repouse no fundo do dito pipo.
E é assim, meus amigos, que se faz a jeropiga.
Os conselhos que deixamos são:
- não façam nada disto em casa, porque o mais certo é provocar um enfarte ao elemento feminino que nela vive;
- mais uma vez, não bebam o sumo da uva em demasia, porque acreditem que é terrívelmente eficaz contra a prisão de ventre;
- procurem-nos na altura de São Martinho porque vai valer a pena. Somos facilmente reconhecíveis: 3 gajos a cambalear pela rua com duas garrafas de litro em cada mão...
Beijinhos e abraços,
S.& P.

3 comentários:

  1. Eu gostei daquela parte de ... "ou seja é andar de cú pó ar num ambiente de estufa.." é verdade sim senhor e há fotos que comprovam este grande acontecimento.. :)
    heheh

    ResponderEliminar